Em uma calorosa celebração, Missa do Crisma é realizada pela primeira vez na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
“A primeira palavra nessa Missa é de gratidão. Gratidão ao Senhor da messe que tem sido muito generoso conosco. Tem nos enviado sacerdotes, vocações, seminaristas para que a gente possa, a partir do nosso ministério, colaborar com Jesus na obra de evangelização e na dilatação do seu Reino de amor, justiça e paz”, essas foram as palavras do Bispo Diocesano da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, durante a celebração da Santa Missa do Crisma que aconteceu, na noite da terça-feira (11/04), pela primeira vez na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Centro de Macaé.
A missa do Crisma, também é chamada de Missa dos Santos Óleos ou da Unidade é uma celebração onde são abençoados os óleos que serão usados nas cerimônias sacramentais do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos durante todo o ano. Além disso, também acontece a renovação das promessas sacerdotais, feitas no dia da ordenação.
Esse ano aconteceu dentro da área diocesana, porém na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Em suas palavras, o Bispo Diocesano, esclareceu o motivo. “Só recordando que essa missa deveria ser celebrada liturgicamente, na manhã da Quinta-feira Santa, porém o bispo tem essa liberdade de mudar a data para facilitar a participação do povo santo de Deus, e deu certo! Olha quanta gente! E também para facilitar a participação dos padres, porque Quinta-Feira Santa é um dia muito intenso e a nossa Diocese é muito grande. Então antecipamos para que essa celebração fosse feita com mais tranquilidade”, explicou o prelado que, na ocasião, também antecipou a novidade dizendo que cada ano celebrará a Missa do Crisma em um Vicariato.
Uma multidão acompanhava a Santa Missa, foi necessário instalar telão e colocar cadeiras na parte externa da igreja (quadra da paróquia) na intenção de que ninguém perdesse cada momento da celebração. Além dos fiéis, a Missa do Crisma contou com a participação dos padres da Diocese, vigários episcopais, seminaristas, Eremita Frei Dante, religiosos e religiosas.
“Estamos aqui para agradecer o dom do nosso sacerdócio que é o sacerdócio de Cristo. Por essa razão estamos aqui para agradecer o Sumo e Eterno Sacerdote: Jesus Cristo! É a bondade D’Ele que nos permitiu participar de seu sacerdócio. Nós pelo ministério ordenado e todo o povo santo de Deus pelo Batismo. Por isso é uma alegria estarmos aqui”, ressaltou o Bispo que ainda disse estar agradecido pela acolhida recebida na paróquia.
O Bispo também lembrou que o dia da Instituição da Santa Eucaristia que também é o dia do Padre, é a Quinta-Feira Santa. Na oportunidade, Dom Luiz Antonio Ricci pediu oração pelos padres. “Não deixem de rezar por nós sacerdotes. Muitas vezes cuidamos dos outros, muitas vezes precisamos ser cuidados. Somos ao mesmo tempo pastores e rebanhos. Tudo unificado em Cristo”, destacou.
Antes de finalizar, foi feita uma homenagem aos sacerdotes com uma mensagem transcrita através de uma gravação deixada pelo padre Genival Nunes Fernandes (in memorian) que faleceu na madrugada da terça-feira, 28 de março. Ele foi sacerdote da Diocese de Nova Friburgo e professor no seminário Diocesano. O momento recebeu muitos aplausos. “Um homem que não economizou no perfume do respeito, bondade e misericórdia. Ofereceu o melhor a Jesus. Que possamos também, na nossa caminhada terrena, deixar o odor de Cristo por onde passarmos”, finalizou Dom Luiz Antônio Lopes Ricci.
Obrigado mae querida por tanto amor derramado em nossas vidas.