top of page
Buscar
Foto do escritorPastoral da Comunicação

CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO

Sexta-feira Santa (07/04) foi o dia de fazer memória da Paixão e Morte de Jesus

Cristo. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Macaé, o dia foi marcado pela fé e espiritualidade. Às 10h, foi realizada a Via Sacra no pátio da Igreja matriz, presidida pelo pároco padre Fábio Felippe e com significativa participação dos fiéis.




A celebração da Paixão do Senhor teve início tradicionalmente às 15h, horário em que Jesus foi morto. Conforme a liturgia, não houve canto de entrada. O sacerdote entra em silêncio, chega ao altar, prostra-se ao chão simbolizando profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor.


A celebração é dividida em três partes: liturgia da Palavra, apresentação da Santa Cruz e Comunhão Eucarística. O pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, fez uma profunda reflexão sobre as leituras e falou sobre o momento em que Jesus padecia sob Pôncio Pilatos; abordou sobre a falta de perdão que impede qualquer pessoa de alcançar a graça de Deus; o amor do Senhor pela humanidade; o Mistério da Paixão, além da negação de Pedro, discípulo de Cristo.



Mesmo com a atitude de Pedro, Deus não tirou a sua eleição, não tirou o seu chamado, não voltou atrás. Deus é fiel! Sempre cumpre com as suas promessas, unge seus eleitos e dá todas as condições para nós correspondermos a sua graça e também a missão que ele está confiando. Muitas vezes somos nós é que não correspondemos ao que Deus quer”, destacou.



Também durante a homilia, fez reflexão sobre a Paixão de Cristo. “Vamos percebendo o quanto essa sexta-feira da Paixão do Senhor quer nos fortalecer no amor e na humildade. Jesus suportou traição, negação, julgamento, injustiça, omissão das autoridades. Suportou tudo por amor. Por isso, o amor é a virtude mais poderosa que existe. Ninguém consegue destruir, porque é o próprio Deus. Deus é amor!”, destacou o padre Fábio.

Após a exposição da Santa Cruz para adoração, o sacerdote prosseguiu com a celebração e ao final, como orienta a liturgia, todos se retiraram em silêncio.

22 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page